About FreeCAD

From FreeCAD Documentation
Revision as of 17:46, 8 November 2021 by Joaogaspar (talk | contribs)

FreeCAD é um modelador CAD paramétrico para uso geral, e todo o seu desenvolvimento é publicado como código aberto (LGPL License). FreeCAD is aimed directly at mechanical engineering and product design but also fits in a wider range of uses around engineering, such as architecture, finite element analysis, 3D printing, and other tasks.

FreeCAD apresenta ferramentas similares às do CATIA, SolidWorks e Solid Edge e, portanto, pode ser enquadrado nas categorias CAD, PLM, CAx and CAE. É um modelador paramétrico com uma arquitetura de software modular, o que possibilita que novas funcionalidades sejam adicionadas sem que seja preciso modificar o núcleo do sistema.

Assim como em outros modeladores CAD, tem ferramentas 2D para a criação de formas planas e desenhos para produção. Entretanto, o foco do software não é o desenho 2D, como é o caso do Inkscape e do AutoCAD LT, nem mesmo a edição de animações ou malhas, como ocorre com o Blender, Maya, 3ds Max ou o Cinema 4D.No entanto, graças à sua ampla adaptabilidade, o FreeCAD pode se tornar útil muitas áreas, além das planejadas como foco inicial.

O FreeCAD faz uso intenso de bibliotecas de código aberto que estão disponíveis no campo da computação científica. Entre estas, estão disponíveis a tecnologia Open Cascade (OCCT), que é um poderoso kernel; Coin3D, um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de gráficos 3D compatíveis com a a toolkit Open Inventor; Qt, a mundialmente famosa estrutura de desenvolvimento de interface; e o Python, moderna linguagem para scripts. O FreeCAD pode ser usado como biblioteca em outros programas.

O FreeCAD também é multi-plataformae atualmente roda nos sistemas Linux/Unix, Windows e Mac OSX com a mesma aparência e funcionalidade.

Para mais informações sobre os recursos do FreeCAD, dê uma olhada na Lista de features, nas últimas notas de lançamento, nos artigos da seção getting started ou veja mais screenshots.

Sobre o projeto FreeCAD

O projeto FreeCAD teve início em 2001, como descrito na página história.

O FreeCAD é mantido e desenvolvido por uma comunidade de usuários e desenvolvedores entusiastas (veja a página de contribuições). Os colaboradores do FreeCAD trabalham de forma voluntária, em sues tempos livres. Os voluntários não garantem que o FreeCAD vai ter todos os recursos que você gostaria, mas se esforçarão para fazer o melhor! A comunidade se reúne no Fórum do FreeCAD, onde surgem a maior parte das ideias e das discussões. Fique à vontade para se juntar à nossa comunidade!