Lista de Recursos

From FreeCAD Documentation
Revision as of 00:30, 9 November 2021 by Joaogaspar (talk | contribs)

Esta é uma extensa, mas incompleta, lista de recursos que o FreeCAD disponibiliza. Se você quer ter uma noção a futuro, consulte o Development roadmap para uma rápida visão geral do que vem por aí. Além disso, recomenda-se consultar Capturas de tela.

Notas de lançamento

Recursos Principais

  • Um modelo paramétrico completo. Todos os objetos do FreeCAD são nativamente paramétricos, o que significa que sua forma pode ser baseada em propriedades ou mesmo depender de outros objetos. Todas as alterações são recalculadas sob demanda e registradas por uma pilha de desfazer e refazer. Novos tipos de objetos podem ser adicionados facilmente e podem até ser totalmente programados em Python.
  • Uma arquitetura modular que permite utilizar extensões (plug-ins) para adicionar funcionalidade ao núcleo principal do aplicativo. Uma extensão pode ser tão complexa quanto um novo aplicativo programado em C ++ ou tão simples quanto um script Python, ou macro gravada automaticamente. Você tem acesso completo a quase qualquer parte do FreeCAD a partir do interpretador Python embutido, pode criar macros ou scripts externos, seja para realizar a criação e transformação de geometrias, a representação 2D ou 3D destas geometrias (Grafo de cena) ou mesmo alterar a interface do FreeCAD.
  • Importação/exportação de formatos padrão como STEP, IGES, OBJ, STL, DXF, SVG, STL, DAE, IFC ou OFF, NASTRAN, VRML além do formato de arquivo FCStd nativo do FreeCAD. O nível de compatibilidade entre o FreeCAD e um determinado formato de arquivo pode variar, pois depende do módulo que o implementa.
  • Sketcher, um módulo de desenho com gestão integrada de restrições geométricas, para que você crie formas 2D que podem obedecer a tais restrições. As formas 2D restritas construídas com o Sketcher podem ser usadas como base para construir outros objetos em todo o FreeCAD.
  • Techdraw módulo para geração de pranchas com documentação técnica, com ferramentas para a exibição de vistas detalhadas e vistas de corte, recursos para o dimensionamento dos objetos, entre outros, permitindo gerar vistas 2D a partir de modelos 3D. COm o Techdraw é possível exportar as pranchas em arquivos SVG ou PDF. O módulo Drawing, mais antigo, com poucos comandos em interface gráfica (GUI), mas com poderosas funções Python, também está disponível.
  • [Raytracing_Workbench/pt-br|Raytracing]], módulo que serve para exportar objetos 3D para serem utilizados em renderizadores externos. Atualmente o Raytracing tem suporte ao povray e o LuxRender e espera-se que seja estendido a outros renderizadores no futuro.
  • Arch, módulo que permite um fluxo de trabalho semelhante ao da bancadaBIM, e que tem compatibilidade com o padrãoIFC.
  • Spreadsheet e Expressions, módulos que podem ser usados para desenvovler modelos baseados em fórmulas e organizar os dados dos modelos em um local central.

Recursos gerais:

  • multiplataforma. O FreeCAD roda e se comporta exatamente da mesma forma em Windows, Linux, macOS e outras plataformas.
  • interface gráfica de usuário (GUI) completa. O FreeCAD tem uma interface gráfica de usuário completa, baseada no framework Qt, com um visualizador 3D baseado em Open Inventor, o que permite uma rápida renderização de cenas 3D e uma representação gráfica de alta qualidade.
  • pode ser utilizado como um aplicativo baseado em linhas de comando. No modo de linhas de comando, o FreeCAD roda sem sua interface gráfica para o usupario (GUI), mas com todas as suas ferramentas de geometria. Este modo de trabalho faz uso de menos memória RAM que o modo GUI e pode ser usado, por exemplo, como um servidor para produzir conteúdo para outras aplicações.
  • pode ser importado como um módulo Python. O FreeCAD pode ser importado para qualquer aplicação que possa executar scripts em Python. Assim como ocorre no modo de linhas de comando, a interface gráfica do usuário (GUI) do FreeCAD não fica disponível, mas todas as ferramentas de geometria continuam acessíveis.
  • conceito de bancada de trabalho. Na interface gráfica de usuário (GUI) do FreeCAD, as ferramentas são agrupadas por bancada de trabalho. Cada bancada pode conter apenas as ferramentas utilizadas para realizar uma determinada tarefa, contribuindo para manter o espaço de trabalho livre e responsivo e permitindo que a aplicação seja carregada rapidamente.
  • posibilidade de realizar o carregamento posterior de funções e dados, por meio das estruturas Plugin e Módulo. O FreeCAD é constituído por uma aplicação-base e por vários módulos, que são carregados quando necessário. A maior parte das ferramentas e tipos de geometria são armazenadas em módulos. Os módulos se comportam como plug-ins, pois podem ser carregados automaticamente sob demanda, e módulos externos ao desenvolvimento base do FreeCAD podem ser adicionados ou removidos.
  • objetos parametrizáveis e associativos. Em um documento do FreeCAD, todos os objetos podem ser definidos por parâmetros, que podem ser modificados e recalculados a qualquer momento. As relações entre objetos são vitais para que a modificação de um parâmetro possa ser utilizada para modificar parâmetros de todos os objetos que dele dependem.
  • criação paramétrica d eprimitivas geométricas. Primitivas geométricas, como paralelepípedo, esfera, cilindro, etc. podem ser criadas a partir da especificação de suas restrições.
  • operações de modificação gráfica. O FreeCAD pode realizar operações de translação, rotação, escalonamento, espelhamento, deslocamento (de modo trivial ou conforme descrito em Jung/Shin/Choi) ou conversão de formas, em qualquer plano do espaço 3D.
  • Geometria sólida construtiva (operações booleanas). O FreeCAD pode fazer operações de geometria sólida construtiva (união, diferença, interseção).
  • criação gráfica de geometrias planas simples. Linhas, segmentos, retângulos, b-splines e arcos circulares ou elípticos podem ser criados graficamente em qualquer plano do espaço 3D.
  • modelagem utilizando extrusões retas ou revolucionárias, seções e filetes.
  • componentes topológicos como vértices, bordas, fios e planos.
  • teste e reparo. FreeCAD tem ferramentas para testar malhas (teste de sólido, teste de não-duas-variedade, teste de auto-intersecção) e para reparar malhas (preenchimento de furos, orientação uniforme).
  • anotações. O FreeCAD pode inserir anotações de texto ou dimensões.
  • Desfazer/Refazer estrutura. Tudo no FreeCAD é desfeito/refeito, com acesso do usuário à pilha de desfazer. Várias etapas podem ser desfeitas de uma vez.
  • orientado à transação. A pilha desfazer/refazer armazena transações de documentos, não ações isoladas, permitindo que cada ferramenta defina exatamente o que deve ser desfeita ou refeita.
  • estrutura scripting integrada. O FreeCAD possui um interpretador Python embutido, com uma API que cobre praticamente qualquer parte da aplicação, ‘interface’, geometria e representação desta geometria no visualizador 3D. O interpretador pode executar ‘scripts’ complexos assim como comandos simples; módulos inteiros podem ser programados completamente em Python.
  • console Python embutido. O interpretador Python inclui um console com destaque de sintaxe, autocompletar e um navegador de classe. Os comandos Python podem ser emitidos diretamente no FreeCAD e retornar resultados imediatamente, permitindo que os programadores de scripts testem a funcionalidade em tempo real, explorem o conteúdo dos módulos do FreeCAD e aprendam facilmente sobre os internos do FreeCAD.
  • espelha a interação do usuário. Tudo o que o usuário faz na interface FreeCAD executa código Python, que pode ser impresso no console e gravado em macros.
  • gravação e edição completa de macro. Os comandos Python emitidos quando o usuário manipula a ‘interface’ podem ser gravados, editados, se necessário, e salvos para serem reproduzidos posteriormente.
  • formato de salvamento de documento composto (baseado em ZIP). Os documentos FreeCAD são salvos com uma extensão .FCStd. O documento pode conter muitos tipos de informações, como geometria, scripts ou ícones em miniatura. O arquivo .FCStd é um contêiner zip; um arquivo FreeCAD salvo já foi comprimido.
  • ‘interface’ gráfica do usuário totalmente personalizável/‘scriptável’. A ‘interface’ Qt do FreeCAD é inteiramente acessível através do interpretador Python. Além das simples funções que o próprio FreeCAD oferece às bancadas de trabalho, toda a estrutura Qt é acessível. O usuário pode realizar qualquer operação na GUI, como criar, adicionar, acoplar, modificar ou remover ‘widgets’ e barras de ferramentas.
  • thumbnailer. (atualmente apenas sistemas Linux) Os ícones do documento FreeCAD mostram o conteúdo do arquivo na maioria das aplicações de gerenciamento de arquivos, como o Nautilus do Gnome.
  • instalador MSI modular. O instalador do FreeCAD permite instalações flexíveis em sistemas Windows. Os pacotes para sistemas Ubuntu também são mantidos.

Em desenvolvimento

  • Um módulo Assembly que permite trabalhar com vários projetos, várias formas, vários documentos, vários arquivos, vários relacionamentos... Este módulo está atualmente em estado de planejamento.

Bancadas de trabalho extra

Usuários avançados criaram várias bancadas de trabalho externas personalizadas.