Manual:Introdução

From FreeCAD Documentation
Revision as of 11:56, 24 March 2023 by Cartola (talk | contribs)


150
150


O FreeCAD é um software de modelagem paramétrica 3D com código-fonte aberto e gratuito. Inicialmente ele foi desenvolvido para modelar objetos reais, desde pequenos componentes eletrônicos até construções e projetos de engenharia civil, com foco em impressão de objetos 3D. O FreeCAD é livre para baixar, usar, distribuir e modificar, e seu código-fonte é aberto e publicado sob a licença LGPL. Os dados produzidos por você com o FreeCAD é seu por completo, e pode ser restaurado sem o uso do FreeCAD.

O FreeCAD também é um projeto fundamentalmente social, assim como é desenvolvido e mantido pela comunidade de desenvolvedores e usuários e pela paixão deles pelo FreeCAD.

Este manual é um experimento para facilitar o uso da página oficial da documentação wiki do FreeCAD. A wiki foi escrita de forma colaborativa por dezenas de membros e, como a maioria das wikis, contém uma enorme quantidade de informações, mas é muito difícil o acesso e a navegação aos iniciantes. Isso a torna um recurso precioso como referência, mas não é uma ferramenta uma muito prática para aprender a utilizar o FreeCAD. Este manual irá orientá-lo através da mesma informação disponível na wiki. Entretanto, esperamos que seja um passo-a-passo, baseado em exemplos, de modo uniforme dado por um número menor de autores, o que tornará mais apropriado para um primeiro contato com o FreeCAD, e que ele se tornará um item perfeito para a wiki.

Este manual está sendo escrito para a mais nova versão estável do FreeCAD, versão 0.18. (início de 2019).

O conteúdo deste manual foi publicado sob a licença Creative Commons 4.0, e pode ser utilizado livremente, baixado, copiado e modificado. Os arquivos-fontes deste manual estão hospedados nesta wiki, e na conta original do github utilizada para escrever a primeira versão deste livro. As versões para leitura em HTML, PDF, MOBI and EPUB estão disponíveis aqui. Uma versão impressa está sendo preparada.