Main Page

From FreeCAD Documentation
Revision as of 19:21, 8 November 2021 by Roy 043 (talk | contribs) (Undo revision 1070384 by Joaogaspar (talk)Idem.)

Introdução

Este é o wiki de documentação do FreeCAD. Existem várias maneiras de usar esta documentação: explorando os hubs, seguindo o manual ou usando as entradas do menu Ajuda no FreeCAD. Este é um trabalho em andamento, escrito pela comunidade de usuários e desenvolvedores do FreeCAD. Se você encontrar informações erradas ou ausentes, por favor, ajude o FreeCAD!

Os hubs

Hub de usuários: esta página é destinada aos usuários do FreeCAD em geral: uma lista com todas as bancadas de trabalho, instruções sobre como instalar o programa, tutoriais e tudo que você precisa saber para começar a usar o FreeCAD.

Hub de usuários avançados: contém a documentação para usuários avançados e pessoas interessadas em escrever scripts Python para o FreeCAD. A página apresenta um repositório de macros, instruções sobre como instalá-los e usá-los e informações sobre como personalizar o FreeCAD de acordo com suas necessidades.

Hub de desenvolvedores: esta seção contém material para desenvolvedores: como compilar o FreeCAD por conta própria, como é estruturado o código-fonte, como navegar no código-fonte, como desenvolver novas bancadas de trabalho e como incorporar o FreeCAD em seu próprio aplicativo.

Manual

O manual do FreeCAD é outra forma, mais linear, de apresentar as informações contidas neste wiki. Ele foi projetado para ser lido como um livro e irá apresentá-lo a diversas páginas dos hubs acima. Algumas versões do manual estão disponíveis em formato e-book, bem como algumastraduções em formato pdf.

Lista de Conteúdos

A tabela a seguir lista todos os artigos deste wiki que formam a espinha dorsal da documentação offline enviada com o FreeCAD. Já está disponível em vários idiomas:

Envolva-se

Como participar

Se você estiver interessado em nos ajudar, há muito o que fazer dentro do projeto FreeCAD. Existem tarefas de codificação para programadores C ++ ou Python, e existem muitas coisas que você pode fazer mesmo se não souber codificar, como

  • escrever a documentação e editar este wiki (pt-br)
  • ajudar os recém-chegados
  • traduzir o aplicativo e sua documentação
  • ajudar a empacotar a versão mais recente do FreeCAD para o seu sistema operacional favorito
  • ajudar as pessoas ao seu redor a descobrir o FreeCAD.

A página de ajuda do FreeCAD descreve tudo isto em mais detalhes. A partir de 2016, FreeCAD passou a participar do Google Summer of Code. O hub de Contribuições é outro esforço que apresenta outros modos de ajudar e contribuir com o projeto FreeCAD.

Código-fonte

FreeCAD pode ser compilado em qualquer plataforma, utilizando o CMake. O código-fonte é licenciado por meio da LGPL , está hospedado em GitHub e espelhado em GitLab e em CodeBerg. Existem instruições para compilar em Windows, Linux e MacOS. A documentação do código-fonte está hospedada aqui, gerada com uso de Doxygen, e documentada no wiki.

Sobre o desenvolvimento

Confira o Roadmap do desenvolvimento para se inteirar do que está sendo planejado, o Log de mudanças e a página de Roadmap no FreeCAD tracker para ver o prograsso até a publicação da próxima versão, ou as Estatísticas do projeto para mais informações sobre a base de códigos do FreeCAD. Toda a comunicação sobre o desenvolvimento é realizada no forum, então não se esqueça de visitá-lo se tiver interesse em participar.