Ajude o FreeCAD

From FreeCAD Documentation
Revision as of 21:57, 3 November 2021 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)

Introdução

Se gosta do FreeCAD e gostaria de ajudar no seu desenvolvimento, para além de doações, há muitas outras coisas que pode fazer, mesmo que não sendo um programador.

Trabalhe na documentação

Ajude-nos a construir, corrigir e ampliar esta documentação. Corrigir erros, estender ou corrigir páginas que não estejam claras, criar novas páginas se faltar um tópico, etc. Contribuir para o wiki do FreeCAD é fácil, em PaginasWiki você pode encontrar as diretrizes gerais e a ajuda necessária para começar. Para editar o wiki, você precisará de uma conta wiki com permissões de "Editor" (o wiki é protegido contra gravação para evitar ‘spam’). Pode solicitar uma conta fórum ou no IRC. Note que o canal do IRC pode não ser tão responsivo como o fórum. O fórum oficial do FreeCAD deve ser o local principal para fazer perguntas e iniciar discussões, pois ajudará a preservar a experiência e o conhecimento da comunidade.

Algumas áreas indicadas para iniciar o trabalho:

  • A página :Categoria:Referência de Comando lista e documenta todos os comandos do FreeCAD. A maioria deles contém pouca ou nenhuma informação. Por favor, consulte PaginasWiki para bons exemplos de como devem ser as páginas de documentação de comandos.
  • A seção Tutoriais precisa de exemplos sobre como utilizar as bancadas de trabalho. Se desenvolveu algo interessante com o FreeCAD, porque não documentar como o fez para a posteridade?
  • Existem entradas pendentes no rastreador de erros marcadas como "documentation" use com amor.

Partilhe o seu conhecimento do FreeCAD

A comunidade de usuários em torno do FreeCAD ainda é pequena, mas já inclui vários usuários avançados que fazem um trabalho muito importante para mostrar aos recém-chegados como utilizar o ‘software’. Se começar a sentir-se confortável com o FreeCAD, os seus conhecimentos poderão ser muito valiosos para outros, e poderá contribuir com recursos importantes como, por exemplo:

  • Mostrando o trabalho que fez com o FreeCAD no fórum 'Users Showcase forum'. Pode colocar capturas de tela e melhor ainda se anexar os arquivos do FreeCAD, para que outras pessoas possam examiná-lo e compreender como foi feito.
  • Gravar vídeos mostrando como fez algo interessante no FreeCAD. Estes vídeos fazem normalmente um excelente trabalho mostrando novas funcionalidades.
  • Escrever tutoriais descrevendo ou ensinando algo interessante. Pode escrever tutoriais no seu próprio "blog", diretamente no nosso wiki, ou mesmo no fórum.
  • Publique na rede social de código aberto Mastodon(e siga o FreeCAD lá) ou na comunidade do Facebook.
  • Veja os últimos posts FreeCAD no Reddit, 3dprinting.stackexchange, StackOverflow... Tente responder e participe das discussões partilhando a sua experiência e informação.
  • Participar do canal IRC FreeCAD ou outras salas de conversa.

Traduza o FreeCAD

Localize o FreeCAD para a sua língua. Todas as cadeias de texto da interface do FreeCAD podem ser facilmente traduzidas para outras línguas. Tudo o que precisamos é de alguém que saiba outras línguas e esteja disposto a ajudar! Todas as traduções são feitas online em Crowdin.

Para mais detalhes sobre a tradução, consulte Localização.

Traduza a documentação

Traduzir é fácil, o wiki FreeCAD suporta um "plugin" de tradução que lhe permite traduzir a página base em inglês para outras línguas.

Para detalhes sobre tradução, consulte Localização#Traduzindo o wiki do FreeCAD.

Por favor, certifique-se de que está familiarizado com os fundamentos de marcação wiki; ver Ajuda:Editando como referência.

Depois dirija-se a PáginasWiki para se familiarizar com o estilo utilizado neste wiki, particularmente quando se trata de modelos.

Ajudar os outros a conhecer o FreeCAD

  • Fale sobre o FreeCAD a outras pessoas que possam ter interesse.
  • Se encontrar usos interessantes para o FreeCAD, documente-os, usando capturas de tela como exemplo. O FreeCAD é bastante jovem, e muitas pessoas não imaginam o que se pode fazer com ele. Se já é um fã do FreeCAD, certamente sabe algo legal que o FreeCAD pode fazer. Ajude-nos a mostrar isso a outros!
  • De uma passada no fórum e ajude os recém-chegados a resolver questões básicas.
  • Escreva tutoriais, grave vídeos, etc., mostrando o que se pode fazer com o FreeCAD.
  • Contribuir com arquivos, desenhos, etc. Ainda faltam bons arquivos de exemplo do que pode ser feito com o FreeCAD.
  • Ajuda para promover o FreeCAD no GitHub dando "Estrela" e "Observando" o repositório FreeCAD

Reportar falhas e solicitar funcionalidades interessantes

Embora o local para relatar erros confirmados e sugerir novas funcionalidades seja eventualmente o rastreador de erros do FreeCAD, por favor, publique sempre primeiro os relatórios de erros e pedidos de funcionalidades no fórum. De modo a poupar tempo aos programadores (triagem e tratamento de erros difíceis de compreender podem ser muito demorados), e evitar frustrações porque o seu problema não foi tratado da forma que gostaria, por favor leia o seguinte:

  • Erros e pedidos de funcionalidades são tratados no mesmo rastreador. Basta marcar o seu problema como "bug" (algo que não funciona como deveria) ou "feature" (algo que não está lá, mas que pensa que seria bom ter).
  • Embora originalmente se pudesse submeter as questões anonimamente, infelizmente isto teve de ser cancelado devido ao ‘spam’. Agora, se desejar criar/editar bilhetes, terá de criar uma conta. Será então, por predefinição, notificado quando alguém acrescentar notas à questão. Em muitos casos, a pessoa que irá tratar do erro necessitará de mais informações da sua parte.
  • Ao reportar um erro, o ponto mais importante é permitir que os desenvolvedores o reproduzam. Certifique-se de incluir os passos exatos necessários para que o erro aconteça, para que outra pessoa possa fazer o mesmo e ver o erro acontecer também na sua máquina. Se o desenvolvedor não conseguir visualizar o erro, também não poderá solucioná-lo.
  • Inclua também informação que possa ajudar os desenvolvedores a situar o problema, como o sistema operacional em que executa o FreeCAD, a versão exata do FreeCAD e as bibliotecas relevantes. Por favor, publique todos os dados usando o botão "Copiar para Área de Transferência" na Ajuda(menu) → sobre o diálogo do FreeCAD, e faça-o a partir da bancada de trabalho Part ou PartDesign.
  • Não importa o quão certo está de que encontrou um erro, por favor discuta sempre os erros primeiro no fórum (Help on using FreeCAD).
  • Antes de submeter um pedido de recurso, discuta-o sempre primeiro com outros usuários no fórum de discussão aberto (Open discussion), para que possa acabar com uma proposta mais concreta, com mais opções interessantes para um desenvolvedor implementar.
  • Lembre-se que o FreeCAD é desenvolvido por voluntários que utilizam o seu tempo livre para trabalhar nele. Embora todos deem o seu melhor para fazer a melhor aplicação possível, o seu relatório de erro pode ser tratado com menos prioridade, ou cancelado se não tiver informação suficiente, e o seu pedido de recurso pode ser adiado ou mesmo recusado se nenhum desenvolvedor tiver interesse em implementá-lo ou se isso exigir uma quantidade anormal de trabalho.

Projeto artístico

Veja a página Objetos gráficos e Diretrizes para trabalhos gráficos para orientações sobre a criação de ícones para o FreeCAD.

Programe!

Escrever código para o FreeCAD não é difícil e você não precisa de nenhuma permissão para isso. Você pode começar a trabalhar em algo de que precisa agora mesmo e enviá-lo como um ‘patch’ por meio do rastreador ou solicitar sua integração a partir de um 'branch' no git. Para evitar dores de cabeça, primeiro você precisa aceitar os seguintes pré-requisitos:

  • O FreeCAD avança no seu próprio ritmo, e tem uma equipa muito pequena de programadores. Não temos todo o tempo que gostaríamos de gastar no FreeCAD, e nada está previamente planeado. O trabalho é feito quando um desenvolvedor encontra tempo para o fazer e sente que vale a pena. Não mantemos uma lista de afazeres. Cabe a todos encontrar algo que gostariam de fazer, por exemplo, um erro que gostariam de corrigir, ou uma pequena característica que pensam faltar. O rastreador também contém alguns tópicos que não são atribuídos a ninguém, e que estão à espera de um voluntário.
  • Antes de começar a codificar para o FreeCAD, é necessário estar familiarizado com o seu funcionamento. Parece óbvio, mas se não souber como funciona, não saberá o que tem que fazer internamente, ou como o fazer.
  • Quase tudo pode ser feito em Python ou C++. As tarefas internas funcionam quase da mesma forma em ambas as línguas. Aconselhamos a leitura da página Documentação para usuários avançados, mesmo que planeie programar em C++, pois dar-lhe-á uma boa visão geral do funcionamento interno.
  • Se pretende trabalhar com C++, certifique-se de consegue compilar o FreeCAD sem problemas.
  • Apresente-se a outros desenvolvedores. O FreeCAD é sobretudo um projeto colaborativo, discutimos muitas coisas no fórum antes de serem implementadas, e é melhor discutir as suas ideias e dizer aos outros o que está planejando antes de o fazer realmente. Também temos um canal IRC que está sincronizado com o nosso canal gitter, mas o fórum é o único e único local onde todos os programadores se encontram.
  • Desde 2016, o FreeCAD participa do Google Summer of Code 2020. Não deixe de conferir nossas ideias aí se tiver interesse em participar da próxima edição.