Translations:Feature list/5/pt-br

From FreeCAD Documentation
  • Um modelo paramétrico completo. Todos os objetos do FreeCAD são nativamente paramétricos, o que significa que sua forma pode ser baseada em propriedades ou mesmo depender de outros objetos. Todas as alterações são recalculadas sob demanda e registradas por uma pilha de desfazer e refazer. Novos tipos de objetos podem ser adicionados facilmente e podem até ser totalmente programados em Python.
  • Uma arquitetura modular que permite utilizar extensões (plug-ins) para adicionar funcionalidade ao núcleo principal do aplicativo. Uma extensão pode ser tão complexa quanto um novo aplicativo programado em C ++ ou tão simples quanto um script Python, ou macro gravado automaticamente. Você tem acesso completo a quase qualquer parte do FreeCAD a partir do interpretador Python embutido, pode criar macros ou scripts externos, seja para realizar a criação e transformação de geometrias, a representação 2D ou 3D destas geometrias (Grafo de cena) ou mesmo alterar a interface do FreeCAD.
  • Importação e exportação de formatos padrão como STEP, IGES, OBJ, STL, DXF, SVG, STL, DAE, IFC ou OFF, NASTRAN, VRML além do formato de arquivo FCStd nativo do FreeCAD. O nível de compatibilidade entre o FreeCAD e um determinado formato de arquivo pode variar, pois depende do módulo que o implementa.
  • Sketcher, um módulo de desenho com gestão integrada de restrições geométricas, para que você crie formas 2D que podem obedecer a tais restrições. As formas 2D restritas construídas com o Sketcher podem ser usadas como base para construir outros objetos em todo o FreeCAD.
  • Techdraw, módulo para geração de pranchas com documentação técnica, com ferramentas para a exibição de vistas detalhadas e vistas de corte, recursos para o dimensionamento dos objetos, entre outros, permitindo gerar vistas 2D a partir de modelos 3D. Com o Techdraw é possível exportar as pranchas em arquivos SVG ou PDF. O módulo Drawing, mais antigo, com poucos comandos em interface gráfica, mas com poderosas funções Python, também está disponível.
  • Raytracing, módulo que serve para exportar objetos 3D para serem utilizados em renderizadores externos. Atualmente o Raytracing tem suporte ao povray e o LuxRender e espera-se que seja estendido a outros renderizadores no futuro.
  • Arch, módulo que permite um fluxo de trabalho semelhante ao da bancada BIM, e que tem compatibilidade com o padrãoIFC.
  • Spreadsheet e Expressions, módulos que podem ser usados para desenvolver modelos baseados em fórmulas e organizar os dados dos modelos em um local central.