Manual:O que é FreeCAD

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page Manual:What is FreeCAD and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.

O FreeCAD é um aplicativo de modelagem 3D paramétrico. Como a maioria dos programa CAD (do inglês Computer Aided Design), ele permite criar qualquer modelos 3D, peças e objetos com medidas exatas, desenvolver projeto complexos e até mesmo executar testes em um ambiente inteiramente digital. Modelagem paramétrica é um tipo de modelagem onde as formas dos objetos 3D que você projeta são controladas por parâmetros. Por exemplo, a forma de um tijolo pode ser controlada por três parâmetros: altura, largura e comprimento. E esses parâmetros do objeto podem ser modificados a qualquer momento, mesmo após a criação do objeto. Além de valores simples, um objeto pode ter outros objetos como parâmetros. Por exemplo, você pode ter um objeto que usa seu tijolo como entrada e cria uma coluna a partir dele. Você pode imaginar um objeto paramétrico como um pequeno programa que cria geometria a partir de parâmetros.

O FreeCAD não foi desenvolvido para um tipo específico de trabalho ou fazer apenas um tipo de objeto. Ao invés disso, ele permite produzir modelos de objetos com diferentes tamanhos e formas, para as mais distintas finalidades, desde pequenos componentes eletrônicos a peças imprimíveis em 3D até edifícios ou maquinas complexas. Para cada uma dessas tarefas, ele possui diferentes conjuntos de ferramentas e fluxos de trabalho.

O FreeCAD também é multiplataforma (funciona exatamente da mesma forma nas plataformas Windows, Mac OS e Linux) e é open source. Sendo de código aberto, FreeCAD se beneficia das contribuições e esforços de uma grande comunidade de programadores, entusiastas e usuários em todo o mundo. O FreeCAD é essencialmente um aplicativo desenvolvido pelas pessoas que o utilizam, ao invés de ser feito por uma empresa que tenta vender seu produto para você. Isso também significa que o FreeCAD é gratuito, não apenas para usar, mas também para distribuir, copiar, modificar ou até mesmo vender.

O FreeCAD se beneficia da enorme experiência acumulada no mundo do código aberto. Internamente, inclui vários outros componentes de código aberto, e o próprio FreeCAD pode ser usado como componente em outras aplicações. Ele possui muitos recursos que se tornaram padrão no mundo do código aberto, como suporte a uma ampla variedade de formatos de arquivo e capacidade de script, personalizações e modificações. Tudo possível graças a uma comunidade dinâmica e entusiástica de usuários.

O site oficial do FreeCAD é http://www.freecadweb.org

Leia mais: